domingo, 6 de maio de 2018

Conto - O choro


O choro

Em um estranho amanhecer, a vida se abstraiu em amor. A dor trouxe alegria, a calmaria não era bem vinda. O choro da criança naquele momento findo da gestação permitiu que a paz reinasse entre os seus convidados. O parto de João fora aguardado assim como a calmaria após a tempestade. O grito de vida da criaça ecoava por todos os espaços da obstetrícia do hospital. Os médicos felizes pela saúde estampada da criança confirmada pela força produzida pelos pulmões do recém nascido. O choro significa a chegada da esperança.
Ele berrou por uma razão que não entendia e, logo após, estava no seio da sua mãe, sorvendo um maná que fazia o incômodo passar. Eram momentos de carinho de calor agradável de pele com pele. Havia um aroma gostoso de amor, aconchego. Neste momento, inciava um processo que se expressava em um sorriso, uma serenidade e satisfação. A associação era imediata – fome, choro, maná, satisfação e sono. Era o instinto de sobrevivência que brotava como um ramo alegria e paz em um ambiente familiar. O choro significa fome e saciedade.
Um barulho estoteante abalou e feriu seu ouvido. O grito de medo transfigurou-se através da sua face assustada. Um prato caia no chão e a paz estabelecida foi dilacerada em fragmentos. A paz já não era possível continuamente, algumas vezes, ela poderia ser rompida. O susto existia, o inesperado poderia ser doloroso. O medo é real e palpável. O pavor foi acalentado com um abraço, um canto e, logo, aqueles hormônios do tensão que torturavam o corpo daquela criança, iam diminuindo cada vez mais a medida que os humores de serenidade iam contagiando o seu semblante. O choro significa susto e medo.
Certa vez, foram passear com João e, de repente, seus pais desapareceram.  Ele pranteou copiosamente. A sensação de abandono era punjante. Estava em um meio desconhecido, vultos bizarros, objetos estranhos. Após longos minutos, o cansaço começava a vencer seu frágil corpo de 4 anos e chorar já não resolvia mais, precisava elaborar outra estratégia para se adaptar. Aos poucos, notava sons semelhantes ao seu e buscava se aproximar do igual. Haviam outros semelhantes a ele neste espaço e o movimento frenético de correr, sorrir, pular o empolgava cada vez mais. Seus pais aparecem e o interrompeu nas suas brincadeiras no seu primeiro dia na cheche. O choro significa abandono e frustração.
A alegria de ir ao colégio permeava seu ser. João gostava do meio acadêmico que o conduzia a esferas cognitivas por ele ainda não percebidas. As experiências discorridas nos livros, experiências orais dos professores submergiam em mundos diversos. A força da intelectualidade avançava a passos largos e invisíveis no seu ser em desenvolvimento acelerado. No meio deste universo infinito do nosso ser, há a carne e ossos que carregam nossa mente. Em um lapso de segundos, toda a massa compacta do seu corpo precipita-se pela escada principal do colégio quando corria para mais um recreio festivo. O sangue se espalha pelo seu corpo e farda, a dor explode e as lágrimas não conseguem ser contidas. O alvoroço dos colegas criam uma imagem de agonia, vergonha e desespero. A dor continua e o sangue não para de jorrar.  O choro significa dor e sangue.
João aparece em mais um dia de férias com a sua família em um sítio do seu tio. Muita alegria no ar e inúmeras possibilidades jocosas. A empolgação do jogo de vôlei era visível. Ele tem notado que, cada vez mais, está crecendo e conseguindo bloquear na rede; a sua importância no time é crucial. Sua voz está se tornando grave o que o torna um homem perante seus pares de 14 a 15 anos. As inúmeras conversas sobre relacionamentos, namoros vão brotando nas intermináveis confraternanizações de amigos nas mesas próximas da piscina . Nas festas é possível trocar olhares com  garotas. O coração bate rápido, a testosterona vai a mil, o calor é tácito e a vergonha inerente. No último dia de férias, recebe um pequeno pedaço de papel com alguns corações desenhados escrito com uma caneta rosa  – “ você é um gato”. Uau! O que dizer$ uma sensação inatingível. Ele terá que ir embora para casa sem saber o autor da pequena declaração, e precisa$ Quando está deixando para trás estas férias, olha através do vidro  e sente que perdeu tempo para descobrir mais e chora. O choro siginifica emoção e paixão.
As lágrimas caiam juntos com os seus cabelos para festejar  o início da faculdade. Ser adulto agora é para valer. Oficialmente estava aprendendo uma nova habilidade para o mercado de trabalho. Vai receber seu dinheiro, em breve, e fazer o que bem entender. Liberdade já podia ser vislumbrada. Algumas disputas por melhores notas ou estágios dentro do campus já é um treino para o futuro. O choro significa conquista e aprendizado.
A dor de ver seu filho em coma é inimaginável. Não há descrição. O esposo quando perde sua esposa se transforma em um viúvo; o filho quando perde  o pai é denominado orfão e o pai que perde seu filho$ Somente a expressão da dor estampada no seu rosto pode decifrar este momento. Cada minuto, ca da notícia é importante para alimentar uma esperança da recuperação do filho. João estava, totalmente, absorto com os seus sonhos centrados no seu único filho estendido naquela cama de UTI pediátrica. Seus olhos estão edemaciados, avermelhados, sensíveis de tanto chorar. É um final de tarde qualquer, o médico que está saindo do plantão, cansado, cabelo desarrumado, roupa amassada, ao passar pelo pai, acena com a cabeça e segue seu caminho. João está sentado, com o olhar no infinito e, de repente, é surpreendido por uma mão no seu ombro. É o plantonista que acabou de sair e sentiu no coração que deveria dizer uma novidade presenciada por ele
 – João, seu filho já começa a dar sinais de melhora. Em breve, ele deve sair da UTI e ir para a enfermaria, disse o médico.  O choro pode siginificar desesperança e milagre.
No enterro de João, inúmeros pessoas buscam espaço para dar o último adeus. Se mede a qualidade de vida de um indivíduo pela quantidade de presentes no seu velório. Haviaa mais de duas centenas de conhecidos, amigos e parentes abatidos pela partida de um ente tão querido. O que vai importar agora é o legado, a experiência, os ensinamentos que ele deixou e que irão lembrar por muito tempo, principalmente, os filhos. Estes não seguem, necessariamente,  o que os pais dizem; eles são guiados pelos exemplos dos seus progenitores.  O choro  significa um adeus.

Finalizado em 30.09.16
Faz parte da antologia Sobrames regional Ceará 2018