quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

A importância da FMB e seus sindicatos de base para a Medicina Brasileira

Existem algumas informações que os médicos deveriam saber para o seu dia a dia. Nesta participação no site da Associação dos Médicos pelo Brasil-AMPB terei em vista trazer alguns dados e opiniões para a classe Médica e estudantes de Medicina que possam ser úteis na sua caminhada ao longo da sua vida. Sempre estarei atento para tirar dúvidas, abordar temas que estejam mais quentes no momento e esclarecer mitos e verdades que nos rodeiam e, algumas vezes, nos amedrontam. O intuito será sempre de ser uma leitura leve e útil. 

Nesta primeira oportunidade, gostaria de abordar um assunto muito importante que é quando, porque e como acionar um sindicato Médico nos seus respectivos estados. 

Quando? O principal motivo é quando um Médico ou Médica tem quaisquer dos seus direitos trabalhistas comprometidos: atrasos dos seus salários e das contrapartidas dos municípios para os integrantes do Programa Médicos pelo Brasil, desrespeito ao cumprimento dos horários de alimentação e repouso obrigatório, qualquer exemplo de assédio, incluindo, para os profissionais atenderemum número de pacientes por hora incompatível com o trabalho digno da Medicina, qualquer tipo de violência sofrida dentro e nos arredores da sua unidade de saúde, etc. Vale destacar que alguns sindicatos, como o Sindicato dos Médicos do Ceará, disponibiliza um amplo corpo jurídico que defende com maestria estas violações dos direitos trabalhistas assim como extrapola o seu campo de atuação oferecendo até o direito do consumidor para situações mais corriqueiras da vida do profissional Médico fora da esfera trabalhista, isto é, o colega Médico tiver a sua mala desviada de uma viagem, se a Médica se sentir prejudicada porque a companhia aérea mudou o valor da passagem ou mesmo se comprar algum produto que não correspondeu aos anseios do Médico ou da Médica e desejarem devolver ou trocar a loja não aceitar. 

Por quê? Os sindicatos têm toda uma perícia para tratar das questões da categoria Médica, tanto por possuírem profissionais qualificados nas questões Médicas como pela diretoria toda formada, exclusivamente, de Médicos que entendem os anseios e dificuldades da Medicina regional e nacional, se esforçando, diuturnamente, para trazer respostas satisfatórias para a categoria. Além disso, é muito mais barato: se a Médica paga uma mensalidade mensal ou a anuidade do sindicato mantendo-se adimplente, ela irá poder acessar qualquer serviço da entidade sem ter que pagar um adicional, p.ex., se esta profissional trabalhar em três lugares diferentes e se for necessário acionar a justiça por quaisquer motivos para cada uma destes lugares como atraso salarial, ela precisará pagar um advogado para cada vez que este for acionado, neste caso, ela precisaria pagar como entrada do processo em torno de R$ 3mil até R$10mil para cada ação. No sindicato, como ela paga somente uma anuidade ou uma mensalidade pequena, ela pode demandar o jurídico sem ter custos a mais para cada processo. Indiscutivelmente, é sempre mais barato, eficiente e personalizado. Sem esquecer que a maioria das entidades possui um clube de vantagens com descontos em planos de saúde, escola, restaurante e lojas bem interessantes. É só colocar no papel: se for considerar toda a economia que o Médico tem ao utilizar o sindicato, tirando o valor da mensalidade ou anuidade, ele sai ganhando muito mais. Simples assim. 

Como? Existem diversas formas de acionar o seu sindicato do seu estado. Pode ser por telefone, site da entidade, emailTelegram e até mesmo o Instagram ou Facebook (no futuro aparecerão diversas outras formas), e o meu preferido, atualmente, o WhatsApp porque a rapidez e simplicidade do envio desburocratiza a troca de informações. 

E para finalizar: a Federação Médica BrasileiraFMB representa todos os seus sindicatos de base federalmente. A maioria das pautas do Programa Médicos pelo Brasil precisam ser questionados e resolvidos ao nível do Ministério da Saúde (MS) e Agência Brasileira de Apoio à gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS). Para conseguir apoio a estas pautas da Medicina Brasileira é necessário conversar e se aproximar dos deputados, senadores, frente parlamentar da medicina (FPMED), ministros e até com o presidente ou vice-presidente da república. São competências diferentes, mas com o mesmo intuito: a proteção da Dignidade Médica em todas as suas esferas.

 

Edmar Fernandes

Diretor financeiro e de patrimônio do Sindicato dos Médicos do Ceará 

Secretário de comunicação da Federação Médica Brasileira — FMB

E-mail — edmardermato@gmail.com