segunda-feira, 24 de maio de 2021

O Discurso do Rei - um guia para o mundo Business

O Filme The King´s Speech (traduzido para O Discurso do Rei), lançado em 2010, resume em 118 minutos, dicas que abordam a necessidade da oratória para a comunicação entre as pessoas, devidamente assistida pela fonoaudiologia, até importância de saber contratar um colaborador que pode alavancar o sucesso de qualquer projeto.

O Príncipe Albert sofria de disfemia, mais popularmente conhecidcomo gagueira. Condição inoportuna para um membro da realeza que precisa falar publicamente em alguns eventos oficiais. Na foto, ele está no Estádio de Wembley, prestes a fazer um discurso de encerramento de um evento. Pode-se notar a expectativa dos súditos aguardando as palavras de um dos seus proeminentes monarcas. (A foto foi escolhida porque representa um momento de crise de uma pessoa que precisa ser resolvida. Esta pessoa, no caso o Príncipe, precisou contratar uma pessoa e trabalhar em equipe para que o projeto de falar em público, adequadamentetivesse sucesso).

Fez vários tratamentos com vários profissionais ao longo do tempo, quando, finalmente, foi apresentado ao Lionel, um Terapeuta que usava de métodos incomuns na época, para tratar da dificuldade de oratória ou comunicação dos seus clientes.

Para a elaboração e execução de um projeto, é necessário admitir as pessoas corretas para a função. Após extensivo recrutamento, com vários testes realizados, por fim, é admitido um colaboradorUm dos pré-requisitos necessários que o mercado de trabalho anseia é que o postulante ao cargosaiba trabalhar em equipe. Dificilmente, em uma empreitada, alguém não precisa se relacionar com outras pessoas. O Príncipe Albert aprendeu trabalhar em grupo com o seu par para poder progredir na sua oratória. Vale destacar, a presença da mulher do Príncipe Albert que foi a headhunter que contratou o Lionel e, provavelmente, esteve à frente da busca e recrutamento de todos os profissionais envolvidos na tentativa de tratar seu marido. Além do mais, foi uma incentivadora de todo o trabalho desenvolvido do Lionel com o seu marido sendo peça fundamental bem documentada no filmeÉ possível afirmar que ela é um exemplo de um sócio de uma empresaacionista, ou mesmo um colaborador, que veste a camisa busca ajudar de todas as formas, a prosperidade do local de onde trabalha.

Em vários momentos, aconteceram crises de relacionamento que precisaram ser solucionados para que o trabalho não fosse interrompido. Alguns agentes externos, propuseram a troca do seu Fonoaudiólogo, mas, a confiança que o Príncipe depositava no seu contratado foi persistente e fundamental para o discurso final que comoveu uma nação em um período de guerra iminente.

Por fim, o recrutamento e seleção de indivíduos adequados para uma empreitada, trabalho em equipe, com suas nuances e desafios que precisam ser resolvidos continuamente, a confiança no trabalho realizado entre os participantes de um grupoa comunicação verbal e não-verbal como ferramentas importantes no dia a dia das pessoas e no mercado de trabalho, fazem deste filme, um excelente exemplo de Gestão de Pessoas em qualquer empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário